top of page
Buscar

Brasileira com paralisia cerebral ganha bolsa de intercâmbio nos EUA | Administradores (Jun/13)

Nathalia Blagevitch Fernandez é a primeira brasileira a conquistar uma bolsa de estudos integral para curso na Thomas Jefferson School of Law


A paulistana Nathalia Blagevitch Fernandez, 22 anos, irá alcançar um objetivo sonhado por milhões de brasileiros: realizar um curso fora do país em uma faculdade  de referência em sua área.


Essa meta geralmente é atingida por quem tem as melhores condições de estudo e aprendizado.


Nathalia, entretanto, sofre de paralisia cerebral.


A brasileira irá participar de um curso de introdução ao sistema jurídico dos Estados Unidos (Legal Education Exchange Program Leep – Fundamentals of U.S. Legal), que acontece em San Diego, California, a partir de julho. O curso é fruto de uma parceria firmada entre a Thomas Jefferson School of Law (TJSL) e a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), entidade ligada à OAB/SP.


Nathalia nasceu com paralisia cerebral (hemiplegia), doença que limita a mobilidade da parte direita do seu corpo, incluindo dificuldades para andar, escrever e manipular objetos.


De acordo com Nathalia, não foram poucas as vezes que ela ouviu alguns dizerem frases nada animadoras, como: “vai ser difícil você passar no vestibular, pois nem consegue segurar um compasso”.


Entre o apoio da família e a falta de estímulo da sociedade, ela terminou o ensino médio, prestou vestibular e ingressou na faculdade de Direito. Em 2012, Nathalia foi uma das primeiras estudantes brasileiras com deficiência a ir sozinha para um intercâmbio de idioma – ela fez um curso de inglês em Las Vegas (NV – EUA), onde morou por 45 dias e pôde sentir os prazeres e desafios de viver longe da família. “Ali tive a certeza de que sou capaz de dominar o mundo”, lembra.


Segundo George Niaradi, presidente da Comissão de Relações Internacionais da OAB-SP, Nathalia é a primeira aluna com esse tipo de deficiência a participar do curso por meio do convênio com a TJSL. Embora o acordo ofereça um desconto de 25% aos estudantes e profissionais inscritos na Ordem, Nathalia é a primeira a conquistar uma bolsa integral para o LEEP.


Niaradi conta que a estudante foi indicada à bolsa por demonstrar extremo interesse, dedicação e destaque nesta área jurídica, além de ter a necessária proficiência em inglês para acompanhar um curso internacional dessa categoria.


Além de estudar, Nathalia também já integrou a equipe do gabinete da deputada federal Mara Gabrilli que tem como meta a implementação e a ampliação de leis que promovam a acessibilidade no País. “O estágio no gabinete de Mara me faz enxergar que posso ajudar a construir um Brasil mais igual.”, revela a estudante.


A jovem pretende, assim que concluir a faculdade de Direito, se especializar nas áreas Internacional e de Direitos Humanos, e conhecer a sede da Organização das Nações Unidas (ONU).


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nathi conta seu processo para engravidar!

Em entrevista ao Correio Braziliense, Nathi contou todo processo da sua jornada para se tornar mãe. Leia na íntegra pelo link: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/05/5094059-mulher-co

bottom of page